SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Educación sexual y afectiva en libros de texto de Ciencias Sociales y Ciencias Naturales de Primaria en el sistema educativo de Castilla La ManchaEscrevendo cartas: a sexualidade na vida e na formação docente de Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PINHO, Raquel  e  BASTOS, Felipe. Sentidos de sexualidade nos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2016). Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.82-99.  Epub 06-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-4.

Este artigo objetiva compreender os sentidos de sexualidade atribuídos às produções científicas apresentadas no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Todos os 2.517 trabalhos apresentados nas seis edições do encontro foram triados através de ferramentas de busca e 107 foram selecionados de acordo como recorte desejado: temas relativos a sexualidade, tais como sexo, gênero, DST, gravidez, entre outros. Concluímos que a sexualidade é uma área emergente e em consolidação nos encontros, visto o aumento de trabalhos relacionados ao longo dos anos. Os artigos foram majoritariamente escritos por autoras mulheres, de universidades públicas. De modo geral, as pesquisas têm como foco estudantes e professoras da educação básica, principalmente do ensino fundamental. Quantitativamente, observamos o predomínio da abordagem sociológica da sexualidade, mas também foram analisadas abordagens biológicas, psicológicas e éticas. Por fim, traçamos algumas considerações sobre a importância de se analisar o campo, tanto para a pesquisa quanto para a docência.

Palavras-chave : Sexualidade; Gênero; Evento científico; ENEBIO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )