Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
MAGALHAES, Joanalira Corpes y RIBEIRO, Paula Regina Costa. Saberes e (in)visibilidades dos corpos trans nos espaços educativos. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.121-146. Epub 06-Oct-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-6.
Nesse texto, questionamos os significados e as práticas que vão sendo (re)produzidos acerca dos corpos trans, nos diferentes espaços educativos como a ciência, a mídia e os livros didáticos de Biologia. Para tanto, discutimos os corpos como construções discursivas problematizando e desconstruindo a produção dos corpos-homem e dos corpos-mulher pautada numa visão essencialista e binária. Nas análises, percebemos uma explosão de saberes sobre as questões trans na ciência e nas mídias, porém ao olharmos para o livro didático, observamos um silenciamento e uma invisibilidade da temática trans. Assim, discutir a centralidade da categoria corpo nas experiências, nos trânsitos e nas itinerâncias dos sujeitos trans nos espaços educativos, possibilita-nos perceber o quanto a desconstrução dos binarismos torna-se necessária para que possamos reconhecer a multiplicidade de performances de gênero.
Palabras clave : Corpos; Transexualidade; Ciência; Binarismo; Artefatos Culturais.