SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Escrevendo cartas: a sexualidade na vida e na formação docente de BiologiaEnsino de Biologia e transsexualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MAGALHAES, Joanalira Corpes  y  RIBEIRO, Paula Regina Costa. Saberes e (in)visibilidades dos corpos trans nos espaços educativos. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.121-146.  Epub 06-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-6.

Nesse texto, questionamos os significados e as práticas que vão sendo (re)produzidos acerca dos corpos trans, nos diferentes espaços educativos como a ciência, a mídia e os livros didáticos de Biologia. Para tanto, discutimos os corpos como construções discursivas problematizando e desconstruindo a produção dos corpos-homem e dos corpos-mulher pautada numa visão essencialista e binária. Nas análises, percebemos uma explosão de saberes sobre as questões trans na ciência e nas mídias, porém ao olharmos para o livro didático, observamos um silenciamento e uma invisibilidade da temática trans. Assim, discutir a centralidade da categoria corpo nas experiências, nos trânsitos e nas itinerâncias dos sujeitos trans nos espaços educativos, possibilita-nos perceber o quanto a desconstrução dos binarismos torna-se necessária para que possamos reconhecer a multiplicidade de performances de gênero.

Palabras clave : Corpos; Transexualidade; Ciência; Binarismo; Artefatos Culturais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )