SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Knowledge and (In)Visibility of Trans Bodies in Educational SpacesSexual Orientation and Homophobia in the TV Series Glee author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SANTOS, Sandro Prado  and  SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Ensino de Biologia e transsexualidade. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.147-172.  Epub Oct 06, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-7.

O artigo, parte de uma tese de doutorado defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, defende que apesar de a disciplina escolar Biologia e de os cursos de formação docente em Ciências Biológicas serem, em geral, demarcados pela ideia da organização, da classificação, das representações anatómo-fisiológicas e genética do que pode ser entendido como masculino e feminino, é possível que outros modos, ideias, demarcações, sejam pensados e vividos nessa disciplina e na realização desses cursos. Neste trabalho, cuja pesquisa inicial está inserida no campo dos estudos que entrelaçam gênero, corpo, transexualidade e ensino de Biologia, apresenta-se análises e um diálogos-entrevista com docente de Biologia da rede pública do Estado de Minas Gerais. Configuramos enfrentamentos e dificuldades para com a ruptura de modelos duros do ensino de Biologia. Ao final, apontamos que outro ensino e outra educação em biologia são possíveis.

Keywords : Ensino de Biologia; Transexualidade; Gênero; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )