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Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
SANTOS, Sandro Prado y SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Ensino de Biologia e transsexualidade. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.147-172. Epub 06-Oct-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-7.
O artigo, parte de uma tese de doutorado defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, defende que apesar de a disciplina escolar Biologia e de os cursos de formação docente em Ciências Biológicas serem, em geral, demarcados pela ideia da organização, da classificação, das representações anatómo-fisiológicas e genética do que pode ser entendido como masculino e feminino, é possível que outros modos, ideias, demarcações, sejam pensados e vividos nessa disciplina e na realização desses cursos. Neste trabalho, cuja pesquisa inicial está inserida no campo dos estudos que entrelaçam gênero, corpo, transexualidade e ensino de Biologia, apresenta-se análises e um diálogos-entrevista com docente de Biologia da rede pública do Estado de Minas Gerais. Configuramos enfrentamentos e dificuldades para com a ruptura de modelos duros do ensino de Biologia. Ao final, apontamos que outro ensino e outra educação em biologia são possíveis.
Palabras clave : Ensino de Biologia; Transexualidade; Gênero; Educação.