SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Saberes e (in)visibilidades dos corpos trans nos espaços educativosOrientação Sexual e Homofobia na Série Televisiva Glee índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SANTOS, Sandro Prado  y  SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Ensino de Biologia e transsexualidade. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.147-172.  Epub 06-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-7.

O artigo, parte de uma tese de doutorado defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, defende que apesar de a disciplina escolar Biologia e de os cursos de formação docente em Ciências Biológicas serem, em geral, demarcados pela ideia da organização, da classificação, das representações anatómo-fisiológicas e genética do que pode ser entendido como masculino e feminino, é possível que outros modos, ideias, demarcações, sejam pensados e vividos nessa disciplina e na realização desses cursos. Neste trabalho, cuja pesquisa inicial está inserida no campo dos estudos que entrelaçam gênero, corpo, transexualidade e ensino de Biologia, apresenta-se análises e um diálogos-entrevista com docente de Biologia da rede pública do Estado de Minas Gerais. Configuramos enfrentamentos e dificuldades para com a ruptura de modelos duros do ensino de Biologia. Ao final, apontamos que outro ensino e outra educação em biologia são possíveis.

Palabras clave : Ensino de Biologia; Transexualidade; Gênero; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )