SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Sexual Orientation and Homophobia in the TV Series GleeReflections on the curricular structure for child education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci T. Werner da  and  PREDIGER, Nathalia. O Pibid e a dimensão afetiva: perspectivas do professor supervisor. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.192-222.  Epub Oct 06, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-9.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto a um conjunto de supervisores do subprojeto Pibid/Física da Universidade de Passo Fundo, na qual se buscou identificar indícios de mudança na relação afetiva do professor com sua profissão. A hipótese que originou este trabalho é que a realidade docente apresenta dificuldades e os professores se encontram desmotivados com a profissão. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores de escolas públicas que, na época dessa coleta, possuíam bolsas de supervisão do subprojeto pesquisado. A análise dos dados guiou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), que teve como categorias a priori cinco dimensões relacionadas ao domínio afetivo. Como resultado, percebeu-se que o Pibid influencia na relação afetiva do professor com sua profissão, uma vez que as falas dos supervisores permitiram identificar componentes dessa dimensão, que se fazem presentes na mudança afetiva após entrarem no programa.

Keywords : Pibid/Física; Domínio afetivo; Afetividade; Supervisores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )