SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O Pibid e a dimensão afetiva: perspectivas do professor supervisorPresença negra no material didático de História adotado pelo Estado de São Paulo: 2014-2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

CUNHA, Myrtes Dias da  e  SILVA, Cecilia Rezende. Reflexões acerca da estrutura curricular para a educação infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.223-243.  Epub 06-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-10.

Este artigo buscar refletir sobre a função da escola, em especial, da Educação Infantil. Como seus currículos podem favorecer ou dificultar uma formação integral enquanto cidadãos críticos e ativos numa sociedade cada vez mais consumista. Sabemos que o currículo possui um caráter político e histórico, indo muito além de um simples processo de transmissão de conteúdo. Assim, refletimos sobre o papel docente enquanto agente de reprodução ou emancipação. A partir de uma breve análise da Base Nacional Curricular Comum e outros documentos legais questionamos como as culturas podem ser valorizadas e trabalhadas no contexto escolar, de que forma pode-se favorecer a construção das identidades. Uma reflexão importante deve ser feita em relação ao direito de ser criança, em contrapartida ao processo de escolarização precoce.

Palavras-chave : Currículo; Infância; Escolarização precoce; Emancipação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )