SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Reflections on the curricular structure for child educationEthno-cultural development of children of preschool age in the process of connection to decorative-applied art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Neide Cristina da. Presença negra no material didático de História adotado pelo Estado de São Paulo: 2014-2017. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.244-267.  Epub Oct 06, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-11.

A presente pesquisa tem como objeto a análise dos efeitos da aplicação da Lei n.º 10.639/03 nos livros didáticos de História para o Ensino Médio. Pretendeu-se verificar se os componentes históricos das matrizes curriculares carregados de denotações ou de conotações racistas foram reformulados, alterados ou até mesmo banidos após a implantação da referida lei. O problema central é que, apesar da mudança nos conteúdos curriculares, a História do Brasil continua a ser narrada com a imposição da visão de mundo da classe dominante. Para a realização desta pesquisa foram trabalhadas, como categorias principais, conscientização/alienação e colonialidade/racialidade tendo como aportes teóricos Paulo Freire e Aníbal Quijano. A análise demonstrou que apesar dos avanços no ensino de história e cultura afro-brasileira, a partir da promulgação da Lei n.º 10.639/03, a racialidade do saber, presente na historiografia didática, não permite superar a perspectiva temporal da história que situa o negro como inferior.

Keywords : Material didático; História; Racionalidade; Povo negro; Lei n.º 10.639/03.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )