SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Educação Ambiental: um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha do Estado do Amazonas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

BECKER, Elsbeth Léia Spode; ROSSATO, Jussane  y  ELLWANGER, Anderson. A preservação da água em um objeto de aprendizagem: saberes e possibilidades de ensino. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.296-319.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-1.

Este artigo tem como objetivo apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA) desenvolvido para mostrar o processo de produção de energia a partir da matriz ‘água’, sensibilizar para a sua preservação e registrar possibilidades de pesquisar em educação. O OA é destinado aos alunos do Ensino Básico e foi desenvolvido para complementar conteúdos curriculares sobre o tema envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Geografia. A metodologia perpassou pela aprendizagem colaborativa e envolveu a multimodalidade de linguagem a partir da aula teórica, a música, o texto crítico e o OA. O resultado obtido por meio de múltiplas ferramentas mostrou-se eficaz para abordar o tema mostrando possibilidades de reutilização da água nas ações cotidianas dos estudantes. Sobre os saberes e possibilidades de ensino discutidos por meio do OA, a investigação possibilitou atualizar demandas emergenciais para cuidar do planeta e multiplicar as formas de conexão de linguagens e de abordagens no ensino de Ciências.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Objeto de aprendizagem; Reutilização da água; Usina hidrelétrica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )