SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Environmental Education: a case study of a riverine community in Amazonas stateImages of scientists Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: what do high school graduates know about them? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

POMMER, Wagner Marcelo. O número π e o conceito de aproximação: possíveis caminhos advindos da História para o ensino da Matemática Elementar. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.345-365.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-3.

Este texto objetivou apresentar e discutir a questão de aproximação em processos infinitos no entorno da História da Matemática como aporte para tecer uma possível abordagem significativa do número PI na escolaridade básica. O tema das aproximações se constitui em uma conexão com os números racionais, pois os números irracionais somente existem no mundo pragmático através de representações decimais finitas. A busca em documentos no entorno da História da Matemática revelou diversos momentos das civilizações antigas que permitem um diálogo com a epistemologia, perfazendo uma conexão com referenciais didáticos entre temas matemáticos diversos, o que possibilita emergir situações de ensino imersas numa retroação presente-passado.

Keywords : História da Matemática; PI; Aproximação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )