SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Educação Ambiental: um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha do Estado do AmazonasImagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

POMMER, Wagner Marcelo. O número π e o conceito de aproximação: possíveis caminhos advindos da História para o ensino da Matemática Elementar. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.345-365.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-3.

Este texto objetivou apresentar e discutir a questão de aproximação em processos infinitos no entorno da História da Matemática como aporte para tecer uma possível abordagem significativa do número PI na escolaridade básica. O tema das aproximações se constitui em uma conexão com os números racionais, pois os números irracionais somente existem no mundo pragmático através de representações decimais finitas. A busca em documentos no entorno da História da Matemática revelou diversos momentos das civilizações antigas que permitem um diálogo com a epistemologia, perfazendo uma conexão com referenciais didáticos entre temas matemáticos diversos, o que possibilita emergir situações de ensino imersas numa retroação presente-passado.

Palavras-chave : História da Matemática; PI; Aproximação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )