SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The PI number and the concept of approximation: possible routes coming from History to Elementary Mathematics teachingUsing games to learn science: student perceptions of Elementary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

BREUNIG, Eduarda Tais; AMARAL, Aléxia Santos  and  GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Imagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles?. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.366-389.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-4.

A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, a respeito da imagem e do nome de dois cientistas importantes para a Biologia e as implicações destas relacionadas à Ciência, através de dois questionários, compostos por duas partes. Inicialmente foi aplicado o primeiro, que investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e uma segunda parte, contendo outras imagens dos cientistas; porém, nominadas. Os resultados mostraram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos cientistas, principalmente, quando não foi mencionado os nomes. Além disso, muitas concepções reducionistas sobre cientistas e sobre a ciência foram identificadas.

Keywords : Cientistas; Educação em Ciências; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )