SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2O número π e o conceito de aproximação: possíveis caminhos advindos da História para o ensino da Matemática ElementarUtilizando games para ensinar Ciências: percepções de estudantes do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

BREUNIG, Eduarda Tais; AMARAL, Aléxia Santos  e  GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Imagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles?. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.366-389.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-4.

A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, a respeito da imagem e do nome de dois cientistas importantes para a Biologia e as implicações destas relacionadas à Ciência, através de dois questionários, compostos por duas partes. Inicialmente foi aplicado o primeiro, que investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e uma segunda parte, contendo outras imagens dos cientistas; porém, nominadas. Os resultados mostraram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos cientistas, principalmente, quando não foi mencionado os nomes. Além disso, muitas concepções reducionistas sobre cientistas e sobre a ciência foram identificadas.

Palavras-chave : Cientistas; Educação em Ciências; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )