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Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SHAW, Gisele Soares Lemos; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza  e  ROCHA, João Batista Teixeira da. Utilizando games para ensinar Ciências: percepções de estudantes do Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.390-414.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-5.

Dentre as diversas TIC empregadas atualmente, o uso de games tem sido uma possibilidade interessante, pois pode dar novos sentidos ao uso do computador e gerar aprendizagem. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa e envolve a investigação das potencialidades da utilização de três games no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo sistemas do corpo humano, nas percepções de uma professora e estudantes de sétima série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de observação, questionários, entrevistas individuais e entrevistas em grupo focal. Para os estudantes, o uso de games no ensino de ciências auxilia na motivação, facilita a compreensão dos conteúdos, além de ser algo divertido, dinâmico e que reduz a indisciplina em classe. Considera-se as contribuições positivas desses games à aprendizagem de ciências, mas aponta-se efeitos negativos, tais como ansiedade e nervosismo nos jogadores.

Palavras-chave : Aprendizagem; Games; Motivação.

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