SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Trabajo con solución de problemas matemáticos en tercer grado de primaria: análisis en dos escuelas privadasAlfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças Online índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

TEIXEIRA JUNIOR, José Gonçalves  e  SOUZA, Nayara Costa. Análise das concepções de formadores de professores de Química acerca da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.437-456.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-7.

Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de formadores de professores de Química sobre as possibilidades e potenciais dificuldades para ensinar conceitos químicos para licenciandos com deficiências. Mais do que um diagnóstico, compreende-se que as concepções dos formadores de professores acerca da inclusão influenciam também, as concepções dos futuros professores de Química. Para isso, os formadores de uma instituição de ensino superior foram entrevistados, a fim de levá-los a refletir sobre suas metodologias, as necessidades de adaptação, assim como as possíveis dificuldades em lidar com esses alunos. Os resultados apontaram que, embora alguns dos docentes tenham se mostrado receptivos às possibilidades da educação de alunos com necessidades educacionais especiais, nenhum deles sente-se preparado para atuar na diversidade.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Formação de professores de Química; Concepção de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )