SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Analysis of the conceptions of teacher trainers of Chemistry on the inclusion of students with disabilities in higher educationLight and Life: dialoguing with Science teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; PEREIRA, Juliana Carvalho  and  STUEBER, Ketlen. Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças Online. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.457-480.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-8.

Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Online pode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíram na produção dos textos e a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.

Keywords : Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ciência Hoje das Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )