SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Análise das concepções de formadores de professores de Química acerca da inclusão de alunos com deficiência no ensino superiorLuz e vida: um diálogo com professores de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; PEREIRA, Juliana Carvalho  e  STUEBER, Ketlen. Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças Online. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.457-480.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-8.

Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Online pode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíram na produção dos textos e a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ciência Hoje das Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )