SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças OnlineFeira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

RAMOS, Mônica Cunha; SALES, Nilva Lúcia Lombardi  e  MARTINS, Silvia. Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.481-503.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-9.

Os programas de formação continuada de professores em museus de ciências permitem uma aproximação do museu com a escola e o estreitamento do relacionamento com os professores. Nesse contexto, o Museu Dica ofereceu o curso “Luz e Vida”, buscando criar um espaço dialógico e promover uma reflexão sobre as práticas. Dessa forma, este trabalho caracterizou o perfil dos professores a partir dos “ciclos de vida” propostas por Huberman (2000) e buscou entender as relações desses professores com o tema, bem como com a proposta dialógica apresentada no curso. No decorrer do curso encontramos dificuldades para o estabelecimento do diálogo, evidenciando a expectativa por uma abordagem transmissiva do conteúdo. Apesar das dificuldades, percebemos o entusiasmo dos professores em relação ao curso.

Palavras-chave : Luz; Dialogicidade; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )