SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2When football is of women: suspicions, regulations and transgressions in the field of genders and sexualitiesA look at the historical trajectory of the education young and adults characteristic in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ROMERO, Márcia Cicci  and  ARENA, Adriana Pastorello Buim. A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.547-571.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-12.

Este artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2011 na cidade de Uberlândia MG e tem como objetivo mostrar como os professores relacionavam-se com a biblioteca da escola para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Já os objetivos específicos compreendiam em identificar como os professores utilizavam esse espaço; analisar a frequência que levavam seus alunos a esse espaço escolar e verificar quais eram as regras que a escola impunha ao seu uso. A metodologia escolhida foi o estudo de caso do tipo etnográfico na abordagem qualitativa. Utilizou-se também da observação e da entrevista. Como resultado, apesar de os professores terem se preocupado com o uso da biblioteca, concluímos que não houve essa interação entre os docentes e a bibliotecária. As idas à biblioteca funcionavam apenas como local para mostra de filmes e a leitura era vista como castigo.

Keywords : Biblioteca - escolar; Leitura; Livros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )