SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Quando o futebol é de mulheres: suspeitas, regulações e transgressões no campo dos gêneros e sexualidadesUm olhar sobre a trajetória histórica e as características da Educação de Jovens e Adultos no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

ROMERO, Márcia Cicci  e  ARENA, Adriana Pastorello Buim. A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.547-571.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-12.

Este artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2011 na cidade de Uberlândia MG e tem como objetivo mostrar como os professores relacionavam-se com a biblioteca da escola para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Já os objetivos específicos compreendiam em identificar como os professores utilizavam esse espaço; analisar a frequência que levavam seus alunos a esse espaço escolar e verificar quais eram as regras que a escola impunha ao seu uso. A metodologia escolhida foi o estudo de caso do tipo etnográfico na abordagem qualitativa. Utilizou-se também da observação e da entrevista. Como resultado, apesar de os professores terem se preocupado com o uso da biblioteca, concluímos que não houve essa interação entre os docentes e a bibliotecária. As idas à biblioteca funcionavam apenas como local para mostra de filmes e a leitura era vista como castigo.

Palavras-chave : Biblioteca - escolar; Leitura; Livros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )