SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2A look at the historical trajectory of the education young and adults characteristic in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MEDINA, Patrícia Figueiredo; BEZERRA, Teresa Olinda Caminha  and  GOUVEA, Cresus Vinicius Depes de. Fatores favorecedores e comprometedores na qualidade acadêmica do ensino de Odontologia. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.590-614.  Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-14.

O estudo objetivou identificar os fatores favorecedores e os comprometedores da qualidade do ensino do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas distintas, porém com enfoque integrado. As percepções dos professores e dos alunos foram coletadas por meio de questionários. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, a estatística descritiva e inferencial. Verificou-se que, na visão acadêmica dos segmentos estudados, o principal fator favorecedor foi qualidade do corpo docente e comprometimento. Já em relação aos comprometedores foram apontados como principais: falta de componentes tais como: competência, motivação, assiduidade, comprometimento e comportamento democrático, por parte de alguns professores; falta de integração e interdisciplinaridade entre as disciplinas; programas curriculares tradicionais, antigos e deficientes.

Keywords : Ensino de Odontologia; Qualidade do ensino; Diretrizes Curriculares; Fatores favorecedores e comprometedores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )