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Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MEDINA, Patrícia Figueiredo; BEZERRA, Teresa Olinda Caminha  e  GOUVEA, Cresus Vinicius Depes de. Fatores favorecedores e comprometedores na qualidade acadêmica do ensino de Odontologia. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.590-614.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-14.

O estudo objetivou identificar os fatores favorecedores e os comprometedores da qualidade do ensino do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas distintas, porém com enfoque integrado. As percepções dos professores e dos alunos foram coletadas por meio de questionários. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, a estatística descritiva e inferencial. Verificou-se que, na visão acadêmica dos segmentos estudados, o principal fator favorecedor foi qualidade do corpo docente e comprometimento. Já em relação aos comprometedores foram apontados como principais: falta de componentes tais como: competência, motivação, assiduidade, comprometimento e comportamento democrático, por parte de alguns professores; falta de integração e interdisciplinaridade entre as disciplinas; programas curriculares tradicionais, antigos e deficientes.

Palavras-chave : Ensino de Odontologia; Qualidade do ensino; Diretrizes Curriculares; Fatores favorecedores e comprometedores.

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