SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3School Behavior Standards: an evaluation in the perspective of the high school students of the Application School of the Federal University of Rio de JaneiroContributions of Physical Education teaching for working with theoretical knowledge in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

FAVERO, Altair Alberto; COSTA, Daiane Rodrigues  and  CENTENARO, Junior Bufon. Reforma do Ensino Médio no Brasil e crise mundial da educação: uma análise reflexiva da flexibilização das humanidades na educação básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.656-676.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-2.

O presente artigo discute a reforma do ensino médio no Brasil (lei 13.415/2017) tendo por escopo apontar suas limitações na medida em que negligencia aspectos básicos para a formação humana, integral e democrática ao assumir um viés mercantilista e tecnicista. Para isso, nos baseamos nas reflexões de Martha Nussbaum, que aponta os riscos que os países estão correndo ao priorizar apenas aspectos lucrativos na educação dos cidadãos. Nosso estudo busca responder satisfatoriamente a seguinte pergunta: em que medida o novo ensino médio representa uma guinada para um viés mercantilista da educação? Amparados em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter analítico-hermenêutico, temos como hipótese de que o “novo ensino médio”, ao relativizar as artes e as humanidades, entre elas a filosofia, fragiliza o processo de formação integral do sujeito.

Keywords : Flexibilização; Ensino Médio; Humanidades; Nussbaum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )