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Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FAVERO, Altair Alberto; COSTA, Daiane Rodrigues  y  CENTENARO, Junior Bufon. Reforma do Ensino Médio no Brasil e crise mundial da educação: uma análise reflexiva da flexibilização das humanidades na educação básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.656-676.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-2.

O presente artigo discute a reforma do ensino médio no Brasil (lei 13.415/2017) tendo por escopo apontar suas limitações na medida em que negligencia aspectos básicos para a formação humana, integral e democrática ao assumir um viés mercantilista e tecnicista. Para isso, nos baseamos nas reflexões de Martha Nussbaum, que aponta os riscos que os países estão correndo ao priorizar apenas aspectos lucrativos na educação dos cidadãos. Nosso estudo busca responder satisfatoriamente a seguinte pergunta: em que medida o novo ensino médio representa uma guinada para um viés mercantilista da educação? Amparados em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter analítico-hermenêutico, temos como hipótese de que o “novo ensino médio”, ao relativizar as artes e as humanidades, entre elas a filosofia, fragiliza o processo de formação integral do sujeito.

Palabras clave : Flexibilização; Ensino Médio; Humanidades; Nussbaum.

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