SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Reform of Secondary School in Brazil and the world crisis of education: a reflexive analysis about the flexibilization of the humanities in basic educationExpositive class and Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

NASCIMENTO, Carolina Picchetti  and  ARAUJO, Elaine Sampaio. Contribuições do ensino da Educação Física para o trabalho com o conhecimento teórico na escola. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.677-699.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-3.

O objetivo deste estudo foi caracterizar o processo de organização do ensino que contribua para o desenvolvimento do pensamento teórico dos sujeitos da atividade pedagógica, professores e estudantes. Tendo a Atividade Orientadora de Ensino, proposta por Moura (1996, 2000, 2016), como fundamento teórico-metodológico apresentam-se interpretações didáticas sobre a tese vigotskiana de que “o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento”. Do ponto de vista das ações metodológicas discute-se o significado pedagógico do trabalho com o conhecimento teórico na escola por meio da análise de momentos-chave de uma situação formativa realizada com professoras da educação básica, no contexto de um projeto de pesquisa voltado à melhoria do ensino público. Busca-se evidenciar, então, nos processos de organização do ensino, como os conhecimentos propostos na atividade pedagógica podem se realizar como conceitos teóricos para os sujeitos em suas ações de estudo.

Keywords : Atividade Orientadora de Ensino; Teoria Histórico-Cultural; Pensamento Teórico; Ensino Desenvolvimental; Ensino de Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )