SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Reforma do Ensino Médio no Brasil e crise mundial da educação: uma análise reflexiva da flexibilização das humanidades na educação básicaAula expositiva e Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

NASCIMENTO, Carolina Picchetti  y  ARAUJO, Elaine Sampaio. Contribuições do ensino da Educação Física para o trabalho com o conhecimento teórico na escola. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.677-699.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-3.

O objetivo deste estudo foi caracterizar o processo de organização do ensino que contribua para o desenvolvimento do pensamento teórico dos sujeitos da atividade pedagógica, professores e estudantes. Tendo a Atividade Orientadora de Ensino, proposta por Moura (1996, 2000, 2016), como fundamento teórico-metodológico apresentam-se interpretações didáticas sobre a tese vigotskiana de que “o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento”. Do ponto de vista das ações metodológicas discute-se o significado pedagógico do trabalho com o conhecimento teórico na escola por meio da análise de momentos-chave de uma situação formativa realizada com professoras da educação básica, no contexto de um projeto de pesquisa voltado à melhoria do ensino público. Busca-se evidenciar, então, nos processos de organização do ensino, como os conhecimentos propostos na atividade pedagógica podem se realizar como conceitos teóricos para os sujeitos em suas ações de estudo.

Palabras clave : Atividade Orientadora de Ensino; Teoria Histórico-Cultural; Pensamento Teórico; Ensino Desenvolvimental; Ensino de Educação Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )