SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Aula expositiva e Paulo FreireA prática da contação de histórias por professoras da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

BESSA, José Cezinaldo Rocha  e  SILVA, Franciclébia Nicolau da. Identidade profissional e agir docente do professor de língua materna. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.725-744.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-5.

Quanto mais trabalhos surgem com a proposta de apontar e explorar as contribuições do pensamento bakhtiniano, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino de língua materna no Brasil, mais visualizamos a necessidade de pesquisas e do empreendimento de renovadas discussões. Assim, visando aprofundar a compreensão sobre os eventos que se dão no tempo-espaço da relação entre professor e aluno em sala de aula, inclinamo-nos a escutar a voz do eu-professor, objetivando investigar como ele constrói sua identidade professoral e seu agir docente. Para tanto, solicitamos ao professor participante que elaborasse um caso de ensino, este correspondente a um tipo de narrativa reflexiva sobre o vivido em sala de aula. A perspectiva que fundamenta este trabalho corresponde ao diálogo construído entre as vozes do Círculo de Bakhtin e de outros estudiosos que discutem sobre o ensino de língua materna.

Palavras-chave : Contribuições bakhtinianas; Postura dialógica; Professor-aluno; Caso de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )