SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Identidade profissional e agir docente do professor de língua maternaLeitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MIRANDA, Maria Irene  e  SILVA, Valéria. A prática da contação de histórias por professoras da educação infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.745-762.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-6.

O presente artigo versa sobre uma investigação de campo desenvolvida com professoras do segmento da educação infantil que contam histórias. A contação de história, componente primordial do universo literário, está presente nesse contexto. O objetivo do trabalho foi conhecer as concepções de contação de histórias destas docentes, analisar como a literatura é levada para as escolas, como recorrem e escolhem as obras; e ainda, identificar interfaces entre esta prática e a realidade e dos alunos. Apresentamos o delineamento da pesquisa, as descobertas e resultados alcançados definidos por dois eixos temáticos que destacam as concepções e escolhas das professoras no que tange a contação de histórias, bem como a interfaces com a realidade e demandas dos alunos. O texto aponta avanços e ambiguidades das docentes na abordagem com as histórias.

Palavras-chave : Literatura; Contação de histórias; Docentes; Educação infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )