SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3The practice of telling stories of teachers childhood educationThe combat in the context of art and game: artistic and playful contributions to the teaching of martiality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de  and  ARAUJO, Alessandra Karina Gomes de. Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.763-785.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-7.

Neste artigo, discute-se o efeito das instruções de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Com base nos estudos sobre leitura, bem como nas pesquisas qualitativa e documental e na análise de conteúdo, buscamos verificar os tipos de instrução que foram usados nas aulas ministradas por uma estagiária e com que frequência cada um foi mobilizado, bem como a relação entre eles e o engajamento dos alunos nas atividades e a quantidade de questionamentos que fizeram. Os resultados revelam que quanto mais leitura em voz alta e discussão oral sobre o texto maior é o engajamento dos alunos do 9º do Ensino Fundamental e menor a quantidade de dúvidas por eles demonstradas. O estudo também evidenciou que na prática de leitura silenciosa eles mostraram compreender menos os textos lidos em sala de aula.

Keywords : Compreensão Leitora; Instrução de Leitura; Leitura em Voz Alta; Discussão Oral; Leitura Silenciosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )