SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3A prática da contação de histórias por professoras da educação infantilO combate em contexto de arte e jogo: contribuições artísticas e lúdicas para o ensino da marcialidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de  y  ARAUJO, Alessandra Karina Gomes de. Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.763-785.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-7.

Neste artigo, discute-se o efeito das instruções de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Com base nos estudos sobre leitura, bem como nas pesquisas qualitativa e documental e na análise de conteúdo, buscamos verificar os tipos de instrução que foram usados nas aulas ministradas por uma estagiária e com que frequência cada um foi mobilizado, bem como a relação entre eles e o engajamento dos alunos nas atividades e a quantidade de questionamentos que fizeram. Os resultados revelam que quanto mais leitura em voz alta e discussão oral sobre o texto maior é o engajamento dos alunos do 9º do Ensino Fundamental e menor a quantidade de dúvidas por eles demonstradas. O estudo também evidenciou que na prática de leitura silenciosa eles mostraram compreender menos os textos lidos em sala de aula.

Palabras clave : Compreensão Leitora; Instrução de Leitura; Leitura em Voz Alta; Discussão Oral; Leitura Silenciosa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )