SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Reading aloud and oral discussion: instruction strategies in Portuguese Language classUniversal Design for Learning applied to the promotion of inclusive education: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SANTOS, Gilbert de Oliveira. O combate em contexto de arte e jogo: contribuições artísticas e lúdicas para o ensino da marcialidade. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.786-804.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-8.

As artes marciais podem apresentar elementos expressivos e lúdicos que potencializam a dimensão artística e entusiasmante do gesto. Neste contexto, não basta apresentar somente poder marcial, é preciso trazer ao corpo e ao gesto contentamento e beleza, alargando o ensino das artes marciais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão a respeito dos fatores que aproximam a arte marcial das artes e do jogo com ênfase no conceito de mímesis, entendida aqui como uma ação interpretativa que busca se aproximar com precisão da beleza do gesto sem perder de vista a ludicidade e a subjetividade do ato. Para defender e reforçar a relação entre arte, jogo e arte marcial, será apresentado um conjunto de atividades de ensino que favorecem a apropriação de elementos artísticos e lúdicos no ensino de artes marciais.

Keywords : Artes Marciais; Arte; Jogo; Ensino; Mímesis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )