SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3O combate em contexto de arte e jogo: contribuições artísticas e lúdicas para o ensino da marcialidadeA centralidade das infâncias e do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

VITALIANO, Célia Regina; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza  y  SANTOS, Katiane Pereira dos. Desenho Universal para a Aprendizagem aplicado à promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.805-827.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-9.

Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na promoção da educação inclusiva em produções científicas brasileiras. Para tanto, adotou como encaminhamento metodológico as etapas da revisão sistemática para uma busca em diversos sites científicos que resultaram na identificação de 24 estudos sobre o tema. A leitura exaustiva das obras analisadas permitiu a organização dos dados de análise em cinco categorias: 1) elaboração de material didático, 2) formação docente inicial e/ou continuada, 3) planejamento de ensino, 4) articulação com outro conceito e 5) prática pedagógica. As análises desenvolvidas evidenciaram a natureza das produções científicas que abordam a perspectiva do DUA no contexto da inclusão educacional. Além disso, os resultados forneceram subsídios teóricos e práticos para a compreensão das possibilidades de implementação do DUA para favorecer o aprimoramento da educação inclusiva nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Palabras clave : Inclusão educacional; Prática pedagógica; Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )