SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Neuroscience in initial teacher education: continuation of a scientific researchThe STSE approach and use of Active Methodologies in Higher Education: An analysis based on the discussion of news about environmental accidents involving chemical products author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ZILBOVICIUS, Celso; CARNUT, Leonardo  and  LOPES, Tarsila Teixeira Vilhena. O preconceito econômico-social na percepção de estudantes de odontologia: uma perspectiva crítica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.896-918.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-13.

Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos graduandos de odontologia sobre os conteúdos relativos ao preconceito econômico-social e sua relação com a saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação pedagógica, crítico-colaborativa, com graduandos do 1º ano da Faculdade de Odontologia da Universidade São Paulo, Campus Capital, em 2016. Para fins analítico-interpretativos, optou-se pela análise de conteúdo clássica, tomando-se como unidade textual as sentenças/proposições dispostas nos textos e para interpretação das percepções utilizou-se a matriz marxista. Foram construídas 18 categorias que sintetizam as percepções sobre o tema. As percepções sobre ‘as doenças, independente de qual lado atingem, são motivos de estigmas e preconceitos’ e ‘os preconceitos socioeconômicos e racial estão conectados’ foram as mais presentes na percepção deste grupo. Ao final, compreendeu-se que as percepções sobre o preconceito econômico-social é plural e contraditória, com momentos de reprodução e crítica do instituído, inclusive sobre o próprio papel dos estudantes nesse processo.

Keywords : Ensino; Educação em odontologia; Ciências sociais; Pesquisa qualitativa; Preconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )