SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialEducación para la diversidad y el reconocimiento de las capacidades y dotación de oportunidades en la escuela: Una necesidad fundante de la educación para todos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PLA, Sebastián. Cinco tipos de narrativas históricas interculturais no currículo. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.958-984.  Epub 10-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-1.

Um ensaio pedagógico teórico sobre a relação entre narração histórica no currículo do ensino obrigatório e ensino intercultural de história é apresentado aqui. No texto, são apresentadas cinco tipologias que enquadram as narrativas históricas e sua relação com a interculturalidade mais comum na educação latino-americana. Esses tipos são: a) a narrativa nacionalista monocultural; b) história universal ou multiculturalismo acadêmico; c) a história liberal multicultural; d) consciência histórica intercultural; ee) interculturalidade crítica e descolonial. Na primeira parte, são apresentados alguns aspectos teóricos sobre a narração. Posteriormente, cada um dos tipos de narrativa é descrito e, no final, reflete-se a relação entre narração, interculturalidade e justiça curricular para o ensino de história na América Latina.

Palabras clave : Ensino de história; Interculturalidade; Narração histórica; Currículum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )