SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialEducação para a diversidade e reconhecimento de habilidades e oferta de oportunidades na escola: uma necessidade fundamental de educação para todos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PLA, Sebastián. Cinco tipos de narrativas históricas interculturais no currículo. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.958-984.  Epub 10-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-1.

Um ensaio pedagógico teórico sobre a relação entre narração histórica no currículo do ensino obrigatório e ensino intercultural de história é apresentado aqui. No texto, são apresentadas cinco tipologias que enquadram as narrativas históricas e sua relação com a interculturalidade mais comum na educação latino-americana. Esses tipos são: a) a narrativa nacionalista monocultural; b) história universal ou multiculturalismo acadêmico; c) a história liberal multicultural; d) consciência histórica intercultural; ee) interculturalidade crítica e descolonial. Na primeira parte, são apresentados alguns aspectos teóricos sobre a narração. Posteriormente, cada um dos tipos de narrativa é descrito e, no final, reflete-se a relação entre narração, interculturalidade e justiça curricular para o ensino de história na América Latina.

Palavras-chave : Ensino de história; Interculturalidade; Narração histórica; Currículum.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )