SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialCinco tipos de narraciones históricas interculturales en el currículumLa necesidad de un currículum prescrito que garantice el derecho a la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FLORIDO MOSQUERA, Hugo Edilberto. Educação para a diversidade e reconhecimento de habilidades e oferta de oportunidades na escola: uma necessidade fundamental de educação para todos. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.985-1012.  Epub 10-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-2.

Em tempos de globalização vale a pena construir abordagens educacionais baseadas no direito de reconhecimento pleno da diversidade do ser humano nas formas de fazer, sentir, ser e ser no mundo. Por esse motivo é importante abordar a educação para a diversidade como uma educação para todos, sustentado no enfoque do direito, proporcionando à escola oportunidades razoáveis que atendam a diversidade e capacidades. Esses princípios tem como fundamento as sugestões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), afirmando em seu objetivo de desenvolvimento sustentável 4 (ODS4) que a educação será equitativa, inclusiva e de qualidade e promoverá oportunidades suficientes para todos, para que o aprendizado seja para a vida toda. Este artigo objetiva mostrar entre educação para a diversidade (educação para todos, equitativa, inclusiva e de qualidade) e sua relação com as capacidades humanas e as oportunidades que a escola deve oferecer para a conquista da aprendizagem ao longo da vida, em todas as comunidades, sem prejudicar sua contextualização e / ou condição.

Palabras clave : Educacação; Diversidade; Reconhecimento; Oportunidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )