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Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GARCIA-RUBIO, Juan  e  PONCE, Roberto Sanz. A necessidade de um currículo prescrito que garanta o direito à educação. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1013-1033.  Epub 10-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-3.

Este artigo aborda a importância do currículo prescrito como salvaguarda da qualidade educacional e, portanto, do direito à educação. Esse direito, reconhecido em inúmeros tratados nacionais e internacionais, é de grande importância para o indivíduo e para a sociedade e apresenta uma realidade de realização muito diferente em diferentes países, dependendo do contexto socioeconômico, político e cultural de cada um. um deles. Com base em uma ampla perspectiva desse direito, é necessária uma educação de qualidade, na qual todos os alunos adquiram aprendizados fundamentais. Nem todos os currículos prescritos pelo legislador estão em posição de garantir o direito à educação, pois existem alguns que não possuem elementos curriculares básicos e essenciais. Propomos a inclusão de um currículo básico em qualquer currículo prescrito como uma ferramenta útil para garantir o direito à educação para todos os alunos.

Palavras-chave : Direito à educação; Qualidade da educação; Currículo diferenciado; Currículo comum; Conhecimento básico.

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