SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialLa necesidad de un currículum prescrito que garantice el derecho a la educaciónMatriz de Referência de Competências e Habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

ARENA, Dagoberto Buim  y  COVANE, Lourenço Alfredo. As concepções de linguagem e a formação de professores do ensino bilingue em Moçambique. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1034-1054.  Epub 10-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-4.

Este artigo propõe a reformulação dos planos curriculares de formação de professores primários em Moçambique, no que diz respeito às concepções da linguagem. Para os estudiosos do marxismo e filosofia da linguagem os quais apoiam este trabalho, a natureza da linguagem é social, por esse motivo deve ser estudada no meio das relações sociais onde ela acontece. A pesquisa privilegia a leitura de trabalhos académicos produzidos, principalmente no contexto nacional, passando pela análise dos planos curriculares de formação de professores primários e da legislação sobre o Sistema Nacional da Educação (SNE). As conclusões apontam que foram construídos, desde a Independência Nacional até a data de hoje, vários modelos de formação de professores primários e, em quase todos, domina uma abordagem fônica no ato de apropriação da linguagem, tanto na disciplina de português quanto na disciplina da língua materna.

Palabras clave : Moçambique; Formação de professores; Ensino bilingue; Interacção verbal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )