SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialAs concepções de linguagem e a formação de professores do ensino bilingue em MoçambiqueFormación de Profesores de Alfabetización por el Programa Pacto Nacional de Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC): Reflexiones sobre la Evaluación Realizada por Municipios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos  y  CASTILHO, Nilson Douglas. Matriz de Referência de Competências e Habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1055-1076.  Epub 10-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-5.

Este estudo focaliza o trabalho com leitura de textos em ambiente escolar, especificamente no Ensino Fundamental II. Tem por objetivos relatar e analisar a aplicação de uma proposta de matriz de referência de competências e habilidades em leitura como suporte pedagógico para auxiliar professores de Língua Portuguesa, desse ciclo de escolaridade, a diagnosticar em seus alunos habilidades leitoras relevantes que precisam ser desenvolvidas, a fim de tornar os estudantes leitores mais proficientes. O aporte teórico concebe a leitura numa perspectiva cognitiva e sociointeracional (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2006; KOCH, ELIAS, 2012, SOUZA, 2016) e o ensino escolar por competências (BONAMINO, 2002; MACEDO, 2005; ZABALA, 2010). A pesquisa caracteriza-se, basicamente, como de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica e foi realizada em 2016 junto a professores e alunos de um colégio particular da cidade de Londrina. Os resultados demonstraram, por evidências empíricas, a contribuição da proposta para o diagnóstico e aprimoramento da competência leitora estudantil.

Palabras clave : Ensino de leitura; Matriz de referência; Proposta pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )