SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueReference matrix of competences and skills to the work with reading at elementary school IIKnow the trajectories of black high school students to transform life stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SCHMIDT, Leonete Luzia  and  SOUZA, Jacqueline de. Formação de professores alfabetizadores pelo Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: reflexões sobre avaliação realizada por municípios. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1077-1101.  Epub Oct 10, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-6.

O objetivo do presente artigo é conhecer como os municípios avaliaram a implementação e realização da formação continuada de professores no PNAIC. Para tanto foi necessário verificar quem era responsável pelo acompanhamento das ações do Pacto no município; identificar como era realizada a avaliação desse programa; e analisar a relação entre o que consta na proposta do Pacto e a avaliação realizada pelos municípios. Teve como procedimento metodológico a pesquisa documental e de campo, esta última realizada na Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL). Os resultados mostraram que os municípios assinaram o Pacto e designaram coordenação local e orientadores de estudos, sendo estes os responsáveis pela avaliação, e consideraram que a formação fora exitosa. No entanto, não foi constatado movimento por parte dos municípios no sentido de fazer com que a proposta de alfabetização trabalhada na formação fosse transformada em política pública de alfabetização nos municípios.

Keywords : Formação Continuada de Professores; Avaliação; Alfabetização; PNAIC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )