SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueLiteracy Teacher Training by the Right-Age National Literacy Pact Program (PNAIC): Reflections on Evaluation Carried out by the MunicipalitiesSchool staff conceptions for the inclusion needs of students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Natalino Neves da  and  BERNARDO, Helenilce Aparecida da Costa. Conhecer trajetórias de estudantes negros(as) do ensino médio para transformar histórias de vida. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1102-1123.  Epub Oct 10, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-7.

Este artigo resulta de uma pesquisa no ensino médio que fez parte do projeto Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (UBUNTU/NUPEAAs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com a participação de treze estudantes pesquisadores(as) em uma escola pública localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais. O problema proposto consistiu em entender como jovens estudantes negros(as) lidam com o processo de construção identitário étnico-racial. Foram aplicados 950 questionários com o intuito de mapear o perfil estudantil. Além disso, foram feitas ainda entrevistas semiestruturadas por meio de quatro grupos focais. Os resultados alcançados apontam que a constituição identitária étnico-racial dos(as) jovens negros(as) se manifesta em meio à vivência de uma trajetória marcada pelo racismo, preconceito e discriminação racial. Essa constatação implica a necessidade de investir em práticas educativas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial.

Keywords : Ensino Médio; Educação das Relações Étnico-raciais; Pesquisa Científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )