SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialFormação de professores alfabetizadores pelo Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: reflexões sobre avaliação realizada por municípiosConcepções da equipe escolar sobre as necessidades formativas e laborais dos alunos da inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Natalino Neves da  e  BERNARDO, Helenilce Aparecida da Costa. Conhecer trajetórias de estudantes negros(as) do ensino médio para transformar histórias de vida. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1102-1123.  Epub 10-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-7.

Este artigo resulta de uma pesquisa no ensino médio que fez parte do projeto Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (UBUNTU/NUPEAAs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com a participação de treze estudantes pesquisadores(as) em uma escola pública localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais. O problema proposto consistiu em entender como jovens estudantes negros(as) lidam com o processo de construção identitário étnico-racial. Foram aplicados 950 questionários com o intuito de mapear o perfil estudantil. Além disso, foram feitas ainda entrevistas semiestruturadas por meio de quatro grupos focais. Os resultados alcançados apontam que a constituição identitária étnico-racial dos(as) jovens negros(as) se manifesta em meio à vivência de uma trajetória marcada pelo racismo, preconceito e discriminação racial. Essa constatação implica a necessidade de investir em práticas educativas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial.

Palavras-chave : Ensino Médio; Educação das Relações Étnico-raciais; Pesquisa Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )