SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueSchool staff conceptions for the inclusion needs of studentsPodcast as learning resource: a link between digital media, significant learning and Education through Investigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

LEAL, Cristianni Antunes  and  MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. As interações docentes na partilha de saberes ‘tardifianos’. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1148-1170.  Epub Oct 10, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-9.

O saber docente é modelado enquanto profissional pelo acúmulo de experiências, e nas interações docentes há aprendizagens para os profissionais do ensino, assim, a socialização entre professores é considerada um importante recurso para a permanência docente na profissão. Sob tais afirmações o estudo discute os Saberes Experienciais de três professores da área das Ciências Naturais, e os dados coletados foram analisados à luz de Tardif (2014). Os resultados mostraram que há trocas de experiências entre os agentes educativos que se caracterizam como uma formação in loco embora não creditada como em cursos de pós-graduação. Como proposição tem-se a possibilidade de se realizar mini jornadas científicas nas escolas sem ônus para o docente a fim de realizar discussões coletivas que podem contribuir no e para o desenvolvimento profissional, além de propagar a residência pedagógica entre os professores considerados novatos.

Keywords : Formação Docentes; Saberes; Ciências Naturais; Educação básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )