SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialConcepções da equipe escolar sobre as necessidades formativas e laborais dos alunos da inclusãoPodcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

LEAL, Cristianni Antunes  y  MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. As interações docentes na partilha de saberes ‘tardifianos’. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1148-1170.  Epub 10-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-9.

O saber docente é modelado enquanto profissional pelo acúmulo de experiências, e nas interações docentes há aprendizagens para os profissionais do ensino, assim, a socialização entre professores é considerada um importante recurso para a permanência docente na profissão. Sob tais afirmações o estudo discute os Saberes Experienciais de três professores da área das Ciências Naturais, e os dados coletados foram analisados à luz de Tardif (2014). Os resultados mostraram que há trocas de experiências entre os agentes educativos que se caracterizam como uma formação in loco embora não creditada como em cursos de pós-graduação. Como proposição tem-se a possibilidade de se realizar mini jornadas científicas nas escolas sem ônus para o docente a fim de realizar discussões coletivas que podem contribuir no e para o desenvolvimento profissional, além de propagar a residência pedagógica entre os professores considerados novatos.

Palabras clave : Formação Docentes; Saberes; Ciências Naturais; Educação básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )