SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueTeaching interactions in the sharing of 'tardifian' knowledgeThe dimensions of creativity in the context of mathematical problems solving author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp  and  SILVA, Maurício Severo da. Podcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1171-1194.  Epub Oct 10, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-10.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que o pesquisador buscou, por meio de sua proposta pedagógica, fazer uma interface entre a criação de episódios de podcast de autoria discente e conceito de educar pela pesquisa de Demo (2011a) embasado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Utiliza essa teoria de Ausubel para tentar responder a seguinte questão-problema: Quais são as implicações da utilização da mídia podcast, enquanto recurso de aprendizagem autônoma e potencialmente significativa, por estudantes do ensino superior na disciplina Tópicos Especiais em Computação? A análise dos dados, realizada com o auxílio do software NVIVO, teve como principais resultados: a prática pedagógica proposta, que se qualifica como sendo uma nova opção dentre as metodologias ativas disponíveis; a proposta de um modelo reflexivo que contribui para a elaboração de outras práticas pedagógicas que utilizem mídias digitais com base nos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa e do educar pela pesquisa.

Keywords : Mídias digitais; Aprendizagem Significativa; Educar pela Pesquisa; Recurso de aprendizagem; Podcast.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )