SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialPodcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisaO uso de mapas conceituais na identificação de obstáculos à aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: a origem da vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

NUNES, Célia Barros; COSTA, Manoel dos Santos  y  TALHER, Marianne Santos. As dimensões da criatividade no contexto da resolução de problemas matemáticos. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1195-1216.  Epub 10-Oct-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-11.

O presente artigo pretende analisar e interpretar as dimensões da criatividade matemática aflorada em alunos do 5o ano de escolaridade, quando envolvidos em tarefas sobre o conceito de área, centradas na resolução de problemas. Optou-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativo, no qual são apresentadas ideias fundamentais sobre Criatividade e Resolução de Problemas. Em seguida, a Metodologia de investigação, ressalta como se deu a coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados, percebeu-se que o trabalho desenvolvido com os alunos em torno da criatividade proporcionou variadas experiências, ricas e desafiantes, como seja a oportunidade de novas aprendizagens matemáticas, uma boa interação, socialização e discussão das estratégias utilizadas por eles, apoiadas em suas intuições e conhecimentos prévios. Outra percepção é que as dimensões da criatividade foram afloradas, quando estavam a pensar de modos diferentes e de produzirem um bom número de resoluções sobre o problema.

Palabras clave : Dimensões da Criatividade; Educação Matemática; Resolução de Problemas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )