SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueThe dimensions of creativity in the context of mathematical problems solvingCultural artifacts in the approach of gender and sexuality: the Nova Escola magazine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

NASCIMENTO, Núbia Costa; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de  and  PENA, Fábio Luís Alves. O uso de mapas conceituais na identificação de obstáculos à aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: a origem da vida. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1217-1237.  Epub Oct 10, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-12.

Ensinar ciências envolve obstáculos, sendo que, quando o tema suscita conflitos, o desafio é ainda maior. Esta pesquisa objetivou identificar quais são os principais obstáculos no aprendizado de um tema que gera conflito entre ciência e religião: a origem da vida. Os participantes da pesquisa foram 141 estudantes do IFBA de Simões Filho, que cursavam o 3º ano do Ensino Médio. Os alunos elaboraram dois mapas conceituais, que foram analisados qualitativamente. Foram identificados seis obstáculos: 1 - diferença entre a bagagem de conhecimento científico e religioso, 2 - divulgação de informações científicas erradas em meios de comunicação, 3 - confusões sobre o significado de teoria e lei, 4 - conhecimentos prévios equivocados, 5 - rejeição das teorias científicas por razões religiosas e 6 - postura cientificista de professores durante as aulas. O conhecimento científico pode contribuir para um pensar crítico, mas é essencial respeitar a diversidade sociocultural, como também seus contextos de aplicação, para assim se construir uma sociedade cada vez mais igualitária e justa.

Keywords : Ciência; religião; mapa conceitual; aprendizagem; origem da vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )