SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialO uso de mapas conceituais na identificação de obstáculos à aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: a origem da vidaDeficiência Visual e Educação Matemática: estudo dos artigos publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PETRENAS, Rita de Cássia. Artefatos culturais e a abordagem sobre gênero e sexualidade: a revista Nova Escola. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1238-1260.  Epub 10-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-13.

O trabalho teve como objetivo analisar os artigos sobre a temática sexualidade e gênero presentes na revista Nova Escola, no período de 2000 a 2017. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando para análise dos artigos a Análise de Conteúdo Temática. A pesquisa identificou um considerável número de artigos que abordam assuntos variados que podem enriquecer o aprendizado e a prática docente, bem como as experiências construídas no cotidiano das escolas. Conclui-se que para tanto, é preciso que os educadores percebam os limites da produção jornalística destinada aos docentes. Dentre esses limites podemos apontar a linguagem simplificada, textos com caráter prescritivo, valorização de modismos e inovações pedagógicos, e a aposta exagerada no empenho dos docentes para achar a solução para os problemas pedagógicos, culturais e sociais que abrangem a prática educativa.

Palavras-chave : Sexualidade; Gênero; Artefatos culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )