SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1State, Public Policies and Teaching Training in Brazil: directions from the start of the XXI centuryImages and Identities of Teaching: to be, to become and to make yourself a teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ALMEIDA, Maria Isabel de  and  FERNANDES, Tiago Rufino. Proposições conceituais em torno da formação e do trabalho docente: uma orientação emancipatória para o desenvolvimento profissional. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.68-92.  Epub Mar 27, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-3.

Com base em pesquisa que investigou possibilidades para o desenvolvimento profissional de professores em um curso de formação, defende-se uma articulação entre os conceitos de desenvolvimento profissional, formação continuada e trabalho docente como quadro referencial para pesquisas sobre formação. Tomando como referências centrais autores como Marx (2013), Nóvoa (1995, 2000, 2009), García (2003, 2009), Almeida (1999) e Contreras (2012), após realizar uma revisão da produção bibliográfica sobre o tema da formação de professores, apresentam-se algumas linhas de força da articulação conceitual pretendida. O objetivo é oferecer um conjunto de orientações e princípios teórico-conceituais para a abordagem dos temas que se referem ao desenvolvimento profissional docente com orientação emancipatória.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Trabalho Docente; Formação Continuada; Emancipação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )