SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Images and Identities of Teaching: to be, to become and to make yourself a teacherThe social representations of school and the impact of a constitution of identity of students enrolled in a Chemistry teacher initial training course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Delano Moody Simões da  and  PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.118-137.  Epub Mar 27, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-5.

O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.

Keywords : Formação de Professores; Experiência; Identidade docente; Estágio Supervisionado de Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )